segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

um Breve relato

O primeiro post escancara o objeto desse blogue: A MÍDIA. mas não se trata da mídia simplesmente e os próximos posts vão mostrar melhor isso...
 - Como alguns de vocês devem saber, fiquei meio atordoada com as notícias transmitidas pelo Fantástico de domingo passado. Pra quem não viu, o programa teve como odes centrais (e únicas) a  invasão, ocupação, salvação, chame como quiser, dos morros cariocas pelo BOPE e uma entrevista com a mãe de Michael Jackson. Imagino eu que tenha sido um íncrivel dilema pra central globo de jornalismo escolher dentre tantas essas duas reportagens. Enfim, o que vem ao (des)caso é a maneira como o progama se apropriou sob todos os viéses possíveis da situação: usou a conjuntura para se apropriar -ou inventar mesmo- da opinião popular. Em segundo, demonizou os traficantes com as mesmas ferramentas que usa para promover celebridades (mostrando suas casas de última geração e anseios de consumo) e por último, idealizou os policiais como verdadeiros heróis da favela, mártires da paz.
Eu via essas cenas com os olhos de quem já teve sua casa invadida por polícias e lembrava da violência do tratamento trivial desses senhores. Imaginava isso elevado à decima potência e tinha a realidade FANTÁSTICA do Rio de Janeiro, enquanto o repórter exaltava o tanque de guerra, o soldado, e metaforizava sobre a fuga da troca de tiros.


--------------------------------CORTA-----------------------------------


Mãe de Michael faz revelações inéditas sobre o filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário